Parâmetros básicos sobre alto-falantes.
(aquelas abreviações que você sempre esquece o que significa)

Parâmetros Thielle-Small

Neville Thielle foi um engenheiro australiano pioneiro no estudo de caixas acústicas Bass Reflex (refletor de graves) para calcular o volume ideal e a frequência de sintonia do duto. Logo depois, Richard H. Small que foi professor da Universidade de Sidney, Austrália, desenvolveu e ampliou o trabalho de Thielle. O Resultado foi a padronização dos parâmetros para cálculo da melhor caixa para seu alto-falante.

B: Densidade de fluxo magnético no vão da bobina, em Tela-metros (TM)
bl: fator de força. A força mecânica produzida pela bobina é em função do produto (CampoMagnético x ComprintoFioNoFluxo x CorrenteNoFio) [N/A] ou [T.m]

C: Velocidade de propagação do ar aprox. 342 m/s
Cas: Acusticamente equivalente ao Cms
Cms: compliância mecânica da suspensão do alto-falante
Compliância mecânica: é o quanto um determinado corpo se desloca quando aplica nele uma determinada força . É dada em m/N ou m/N
D: Diâmetro efetivo do falante, em metros
F3:
Ponto de menos 3dB em relação à região de resposta plana em Hertz
Fb:
Frequência de sintonia (ressonância) da caixa acústica Vented Box (Bass Reflex). (frequencia de um vale entre dois picos)
Fc: Frequência de Ressonância do sistema caixa Closed Box. (frequência de pico)
Fs: Frequência de ressonância ao ar livre (frequência de pico)
Frequência de Ressonância é a frequência de sinal na qual um corpo vibra em sua maior amplitude devido às suas próprias naturezas estruturais.
L: comprimento do fio imerso no campo magnético, em metros
Lces: Indutância elétrica equivalente do Cms, em henri
Ms: Massa total móvel do cone
Mmd: Massa do diafragma, em gramas
Mms: massa mecânica móvel do alto-falante mais a carga de ar que ele desloca. É dada em Kg
n0 rendimento de referência de um alto-falante. O "no" indica a relação entre potência acústica produzida pelo falante e potência elétrica aplicada. Podemos perceber que os alto-falantes são, na verdade, grandes geradores de calor, uma vez que a maioria dos falantes tem rendimento em torno de apenas 1%.
p (rho): Densidade do ar 1.18 kg/m^3
Pa: Potência acústica
Pe: Potência elétrica
Potência Nominal: Potência eficaz, medida segundo a norma NBR 10303. Aplica-se sinal de ruído rosa, com potência RMS no alto-falante, em câmara anecóica ou semi-anecóica durante 2 horas. O alto-falante não pode apresentar nenhum tipo de problema.
Potência Musical: Potência em Watt que o alto-falante deve suportar em regime de programa musical por tempo indeterminado. Admite-se distorção máxima de 5% do amplificador.
Q: Amortecimento relativo do falante
Qa: Q do sistema no Fb, devido a perdas por absorção, admensional
Qec: Q do sistema na ressonância (Fc), devido a perdas elétricas, admensional
Qms: Fator de qualidade mecânico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas mecânicas, quanto maior o valor de Qms, menos flexível será o conjunto móvel.
Qes: Fator de qualidade elétrico para fs ao ar livre, considera apenas as perdas elétricas, quanto menor o valor de Qes, maior a força dinâmica do sistema eletromagnético.
Qts: Fator de qualidade total (mecânico e elétrico), indica o tipo de subwoofer.
Ex: Qts abaixo de 0.5 indica que o alto-falante é apropriado para caixa acústica, não devendo ser instalado em tampão. (carga acústica baixa).
Qts acima de 0.5 indica que o alto-falante é do tipo Free Air, recomendado para utilização em tampão (carga acústica baixa) e em vários sistemas de caixas acústicas.
R: Ondulaçao do sinal, in dB
Ras: Acusticamente equivalente ao RMS
Re ou Res: Resistência ohmica DC, próxima e inferior a impedância nominal do alto-falante, e que pode ser medida por um ohmímetro. Não confunda: esta é uma medição de resistência, e não de impedância.
Revc: resisttência DC da bobina, em Ohms
Sd: Area efetiva de irradiação sonora do falante, cone, em metros quadrados
SPLo Sound Pressure Level, usualmente medido a 1 watt, por 1 metro na frente ao falante
Sensibilidade: Quanto maior a sensibilidade, maior o nível de pressão sonora obtido com a mesma potência.
Vas: Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). Grandes valores de Vas pedem grandes volumes nas caixas acústicas. O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs. Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante.
Vb: Volume interno líquido da caixa acústica, oferecido ao alto-falante. O valor de Vb influi na resposta de graves, na frequência de corte F3, na de sintonia Fb e no deslocamento do cone.
Vd: Máximo volume deslocado pelo falante (produto de Sd pelo Xmax), em metros cúbicos
Xmáx: deslocamento máximo que a bobina apresenta mantendo a mesma quantidade de fio dentro do gap do falante.


Imprimir Mais Artigos - Procurar
Artigos AutoSom.net - Todos os direitos reservados - cópia somente mantendo autoria e procedência
imprimir
AutoSom.net © | 1997/2014 | Copyright, Direitos Reservados | http://autosom.net | Contato